sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Surrealismo


Segundo informações do dicionário: Movimento artístico, sobretudo literário, que se caracteriza pela expressão do pensamento de maneira espontânea e 
automática, regrada apenas pelos impulsos do inconsciente e deliberadamente incoerente. Inspirado pela psicanálise, proclama a prevalência absoluta do sonho, do instinto, do desejo. Despreza a lógica e renega a ordem moral e social, investindo contra os padrões estabelecidos. 





Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.


A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja,
qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente.



Um dos maiores nomes do movimento surrealista, é René Magritte . O pintor belga tem obras surpreendentes e é um dos nomes mais conhecidos do movimento. 


Golconde

Not to Be Reproduced (La Reproduction Interdit) - 1937

Le Blanc-Seing, 1965



Salvador Dali, artista surrealista, estudou em Barcelona e em Madri. Suas primeiras obras são influenciadas pelo cubismo de Gris e pela pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Finalmente aderiu ao surrealismo, junto com seu amigo Luis Buñuel, cineasta. Em 1924 o pintor foi expulso da Academia e começou a se interessar pela psicanálise de Freud, de grande importância ao longo de toda a sua obra.

A persistência da memória 

Ascensão de Cristo


Realmente, Obras Além da Realidade e não ao contrário dela, assim como muitas pessoas imaginam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário